Com a nossa planilha você poderá:

  • Obter gráficos e relatórios automatizados
  • Utilizar insumos retirados diretamente da Tabela Sinapi
  • Ter visões sintéticas e analíticas do orçamento de obra.
  • Organizar todos os custos de obra.
  • Melhorar o planejamento e a gestão de empreendimentos.

Planilha de Orçamento de Obra 3.0

Tenha o controle dos gastos de sua obra com uma planilha grátis fácil de usar e que gera relatórios e gráficos importantes automaticamente.

Sobre o material

A planilha de orçamento de obra gratuita do Sienge vai te ajudar a organizar as finanças da sua obra. Ela possui as informações da Tabela Sinapi cadastradas: é só colocar o código correspondente da tabela que a planilha puxa todas as informações do insumo.


Esta planilha de orçamento de obra de construção civil em formato .xlsx (que você pode utilizar em seu Excel ou outra ferramenta de planilhas como o Google Sheets) irá trazer assertividade para seu planejamento de custos da obra.


Além disso, o orçamento de obra é fundamental para o controle e gestão de gastos de cada cada empreendimento de sua empresa. É por isso que nós do Sienge oferecemos esta planilha de orçamento de obra gratuita, para que você melhore a gestão das suas obras e da sua empresa.

Indicado para:

  • Gestores;
  • Engenheiros;
  • Orçamentistas.

Entenda o poder dessa planilha!

Imagine que você precisa comprar alimentos para fazer um jantar. Antes mesmo de sair de casa, é necessário fazer uma lista de compras, com todos os itens que você precisa para cozinhar os pratos escolhidos.


Chegando no supermercado e com a lista em mãos, é pouco provável que você coloque no carrinho a primeira opção de cada item da lista que apareça na sua frente. É necessário analisar preços, marcas, tamanhos, especificações e a quantidade necessária – caso contrário, o gasto pode ser maior do que o previsto e a qualidade do jantar preparado pode ser duvidosa.


O exemplo acima parece distante, mas o orçamento de obras funciona de maneira similar nos projetos de construção civil. Segundo uma pesquisa da consultoria Delloite, a diferença entre o que foi orçado e o custo real de uma obra é de, em média, 21,7%.


Este índice mostra que, em uma rotina cheia de imprevistos e detalhes que definem a qualidade e os custos de um projeto, o orçamento é a diferença entre negócios bem ou mal sucedidos.


De maneira geral, o orçamento funciona como um memorial quantitativo dos serviços, materiais e etapas de cada obra. O engenheiro civil, professor e consultor Aldo Dórea Mattos define o orçamento como um “exercício de previsão”, capaz de delimitar a lucratividade e o sucesso da construtora em seus empreendimentos.

Apesar de ser umas das etapas mais importantes para a realização de um projeto construtivo, o orçamento de obras é extremamente negligenciado dentro das empresas de construção civil.


Por depender de uma série de elementos, cálculos e variáveis, muitos profissionais e gestores competentes acabam não realizando um orçamento funcional e adequado ao projeto a ser executado. Exemplo disso são os projetos superfaturados ou paralisados no Brasil por extrapolarem o orçamento inicial das construtoras.


O orçamento, que também podemos chamar de composição de custos, deve ser capaz de retratar a realidade do projeto e estar intimamente atrelado ao planejamento da obra.


Dessa maneira, o documento produzido pelo engenheiro responsável (sim, o orçamento é um documento!) possui valor prático e pode efetivamente orientar a empresa em relação aos seus gastos, lucros e deveres relacionados à construção de um projeto.